Image Map

A nova série 13 Reasons Why e seu livro

Olá zazous! Hoje venho contar para vocês sobre a nova série do Netflix, e que está aparecendo muito em meu store (snapgram) do instagram.

Bem, eu não sei muito bem por onde começar. Antes quero contar sobre o livro, porque sim, existe um livro! O livro em português se chama: Os 13 Porquês. Eu li pela primeira vez quando estava no segundo ano do ensino médio, tinha 15 anos, e ele se transformou em meu livro preferido, deixando o livro O Estudante na posição de 2º lugar.



O livro é real, não que ele tenha sido baseado em alguma história em especial, mas ele é real. É real porque essas coisas acontecem em nossas vidas, algumas pessoas são os agressores e outras pessoas as vítimas, e as vezes a vítima começa a se tornar agressora. É real simplesmente porque é algo comum nos dias de hoje, infelizmente.

O livro conta a história do suicídio de uma garota do ensino médio (Hannah Baker), por causa de bullyinge antes de sua morte ela grava fitas, cada lado de uma fita é um dos porquês que ela tirou sua própria vida, os porquês são pessoas. A história do livro começa quando um de seus colegas (Clay Jensen) recebe as fitas, e a história é narrada por ele. Na imagem a baixo segue um trecho do começo do livro, a primeira fita de Hannah, caso queira entender melhor. Em itálico estão as palavras de Hannah, e as normais as de Clay.

Não vou falar mais nada da história porque não quero dar spoiler. Mas o livro em si traz uma mensagem muito boa. O livro é viciante e muito triste, você sente as dores dos personagens, e as vezes você pode já ter passado pelas mesmas coisas na vida real, o que faz você ter sentimentos muito mais profundos sobre o livro. E talvez repensar sua vida.

O romance escrito por Jay Asher (2007) fez um sucesso tão grande, ficando em 2011 em primeiro lugar na lista de best-sellers do New York Times, foi no mesmo ano em que li o livro pela primeira vez. Em 2017, o livro foi transformado em série, com produção de Selena Gomes. Dia 31/03 teve sua estreia no Netflix, com o nome em inglês: 13 Reasons Why. E até então vem fazendo muito sucesso.


Terminei ontem (04/04) de assistir todos os episódios, são 13 ao total, cada episódio conta um lado da fita. Eu tentei não ler nenhuma resenha sobre a série ou comentários, pois queria falar verdadeiramente o que penso sobre ela. De início eu não estava gostando muito, porque eles mudaram algumas coisas do livro, e eu sou extremamente fã do livro, mudando até (pra mim) a personalidade de alguns personagens, ou talvez só acentuando elas. Eles mudaram alguns dos porquês também, ou a maneira como aconteceram. Mas como um todo eu adorei a série. A série deu um pouco mais de atenção aos pais dos adolescentes, dando uma participação importante pra eles, e no final dá a entender que terá mais temporadas, então vamos aguardar! Mas enquanto isso quero ler o livro mais um vez, e rever a série novamente.

Confesso que é ruim ver algo que você gosta muito se transformar em uma modinha e sendo um pouco de todo mundo, mas essa é uma história que todos devem saber. O livro/série pode transformar a maneira com que as pessoas vivem, como tratam umas as outras. Mas vai uma dica, se você não leu o livro então leia antes de ver a série, o livro continua sendo meu preferido e eu super indico.

⚠ Mas uma atenção especial, eu não recomendo o livro ou a série para pessoas depressivas e que tenham pensamentos suicidas. Algumas coisas podem agravar mais, apesar da mensagem por trás ser maravilhosa. Bullying não é piada, e muito menos modinha, precisa ser levado a sério. Espero que não haja piadas sobre essa série, ou pessoas desprezando-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Luísa Tavares - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luísa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo